Crônicas

Aqui você confere algumas das minhas humildes crônicas, que escrevo com toda a paixão que tenho pelo futebol.


_____________________________________________
sábado, 06 de novembro de 2010


O FIM DO MARTÍRIO

Foi no dia da mentira que tudo começou.
Acredite se quiser.

"Pois é! Pois é! Pois é!"

1º de abril de 2009.
No estádio Beira Rio.

Aquela noite deve ter ficado na cabeça dele por várias noites.

Se é que você me entende...

"O que eu fiz de errado? Será que eu devia ter lançado aquela bola?"

Muitos questionamentos depois, 19 meses de angústia...


e tudo acabou na tarde daquela sexta-feira, 29 de outubro de 2010.

Ele voltara depois do longo martírio.

Sim, ele relaxou. Perdeu sua vaga com totais méritos.

Mas temos que admitir, agora está fazendo por merecer a vaga de volta.
Não!!! Não é o Ronaldinho de 2005.

É o Ronaldinho de 2010, 30 anos, mais devagar, mais atrás, legítimo garçom.

Torço por ele, desejo sucesso com a amarelinha!

Vai ter que recomeçar do zero, na humildade, de joelhos para Mano.

O respeito por ele continua, mas só fora de campo.

E se cuida Ganso!!!!





_________________________________________________

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FINALMENTE!!!


Voltamos ao tão querido HORÁRIO DE VERÃO.

Foi sábado, quando chegou a meia-noite, atrasamos em uma hora todos nossos relógios: celular, computador, tv, vídeo cassete, dvd, micro-ondas, relógio de parede, aquele com a pilha barulhenta,...




Pena que serão apenas 4 meses.

No sábado, 19 de fevereiro, repetiremos o processo, mas quando chegar a meia-noite, adiantaremos em uma hora tudo de novo.

Parece cansativo, mas vale a pena, pois nossos dias ficam mais longos, tendo sol até às 21h.


Divirtam-se!

_____________________________________________


domingo, 10 de outubro de 2010

10/10/10 

ATENÇÃO!!!

Atenção plantões de hospital deste domingo, no mundo todo, fiquem atentos, de olhos bem abertos.

Está prestes a nascer o sucessor de PELÉ!

hehehe

É que hoje é dia 10/10/10, então provavelmente vai nascer um predestinado a ser o melhor camisa 10 do século XXI.

Estou imaginando...

Já com 90 anos, ele será homenageado na noite de 31 de dezembro de 2100:

"Todos comemoram a chegada do século XXII, mas ao mesmo tempo nos despedimos do século XXI. Século em que brilhou nosso astro do futebol, nascido no dia 10/10/10. Parabéns ........!!!"


_____________________________________________

domingo, 26 de setembro de 2010




SE ACHAM OS REIS!!!


Alguém aí marcou 1284 gols em 1376 jogos?

Alguém aí jogou 20 anos no profissional e encerrou a carreira com a média de 0,93 gols por jogo?

Alguém aí marcou 1091 gols em 1116 jogos por uma equipe como o Santos, do interior de São Paulo?

Alguém aí foi jogar no Cosmos-EUA com 34 anos e marcou 63 gols em 108 jogos?

Alguém aí marcou 95 gols em 114 jogos pela Seleção Brasileira?

Ninguém???

Então por favor, não pensem que são os reis da cocada!!!

_____________________________________________


domingo, 26 de setembro de 2010


GOLEIRA SEM REDES!


Atire a primeira pedra quem já sabia dessa história.




No início do século XX, um clube de Porto Alegre, recém fundado, escolhia seu primeiro adversário. A cidade só tinha duas equipes, ainda amadoras, então não foi difícil escolher. A equipe que aceitou o convite, tinha só 5 anos de atividade, tempo que a entitulava como favorita a vencer o jogo. Pensando nisso, propôs jogar com os reservas, para não humilhar o clube recém fundado.

A proposta não foi aceita. Placar do jogo: 10 a 0.

Este foi o primeiro GRÊ-NAL da história, no dia 18 de julho de 1909, no Estádio da Baixada em Porto Alegre. E o mais interessante, haviam 5 árbitros: 1 principal, 2 bandeirinhas e 2 fiscais de gol, pois na época as goleiras não tinham rede.






_____________________________________________

sexta-feira, 16 de julho de 2010




SEGUNDA CHANCE!


Dizem que há um ditado:
-Todos merecem uma segunda chance!

A tarde daquela sexta-feira em Jeonju, na Coréia do Sul, começou mal para a dupla Casillas e Puyol. Era 7 de junho de 2002 e a Espanha enfrentava o Paraguai pela 2ª rodada da 1ª fase da Copa do Mundo. No lance bisonho, o lateral Arce (eterno gremista) chutou forte, Casillas deu rebote no pé de Puyol, que nada pode fazer, a não ser o gol contra que abriu o placar a favor do Paraguai.

Passados oito anos daquele momento infeliz na carreira da dupla, Casillas e Puyol estão aí, com a taça nas mãos. Prova de que tropeços servem para aprendermos com eles, e não para ficarmos caídos para sempre. Errar é fundamental para se alcançar o acerto, a vitória e a glória. Eles envergonharam a nação naquele lance, e esperaram oito anos para se redimirem e deixar a mesma nação muito orgulhosa.

Outro exemplo espanhol é o lateral Michel Salgado. Faltando quatro meses para a Copa de 98, no jogo Atlético de Madrid x Celta de Vigo, Salgado "pisou fundo" no tornozelo esquerdo do meia brasileiro Juninho Paulista, acabando com o sonho do penta naquele ano(se Juninho estivesse naquela final contra a França, a história seria diferente). Juninho deu a volta por cima e foi campeão do mundo em 2002. Provando ser outro guerreiro e batalhador. E além disso campeão!!!

Já Salgado, em 2009 saiu do Real Madrid após 10 anos, não foi convocado para a Copa na África, e hoje não tem nada para contar de interessante, nenhuma história de superação e determinação(a não ser esses lindos e belos olhos azuis né!!!).

É, nem todos aproveitam a segunda chance. Tem que correr atrás. Não adianta ficar sentado esperando.

Ahh, e parabéns a Nova Zelândia!!! Única invicta da Copa. 




_____________________________________________

sexta-feira, 21 de maio de 2010




TÁ CEDO PRA SE APOSENTAR!





Todos lembram bem da Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil conquistou o PENTA né? Tirando a Alemanha que foi barbada, nossa maior adversária naquela ocasião foi a seleção da Turquia. Tivemos que vencê-los por duas vezes. Foi complicado!


Pois então, hoje eu descobri que três jogadores daquela forte seleção já estão aposentados. COMO ASSIM??? Esperem aí que eu vou explicar...

O primeiro foi Ümit Davala, que pendurou as chuteiras no início de 2006, com 32 anos. Quem não lembra do moicano na Copa de 2002, camisa 22 da Turquia. Na época ele jogava no Milan, e fez o corte de cabelo especialmente para a Copa. Talvez foi nele que Ronaldo se inspirou para cortar o cabelo.

Davala não se destacou só pelo moicano, mas também  pelo bom futebol que apresentou durante a Copa. Ele marcou dois gols, o mais importante foi nas oitavas-de-final, quando foi o herói da classificação. A vitória por 1 a 0 sobre o Japão, eliminou os donos da casa e frustrou a torcida japonesa.

Ümit voltou a se destacar nas quartas-de-final, quando fez o cruzamento para o gol da classificação para a semifinal. O gol foi marcado pelo próximo personagem, Ilhan Mansiz. Naquele jogo os turcos eliminaram a surpresa da Copa, a seleção de Senegal. O final da história todos já sabem, o Brasil passou pela Turquia e foi campeão. Já os turcos venceram a Coréia do Sul na decisão de 3º lugar, e conquistaram seu melhor resultado em Copas do Mundo.

Ilhan Mansiz se aposentou em 2007, com 31 anos. Esse quem deve lembrar bem são as mulheres. O atacante tem o apelido de "Beckham Turco". Outro que nunca vai esquecer dele é o lateral esquerdo Roberto Carlos. No jogo de estreia da Copa de 2002, Mansiz entrou no 2º tempo e logo de cara, abusou da sorte. Emendou uma lambreta pra cima de Roberto e ainda completou, levando ao delírio os amantes do "Jogo Bonito". Confira:



E por último o camisa 10, o jogador que é capaz de encontrar um espaço onde parece impossível. Yildiray Baştürk largou o futebol em fevereiro deste ano, com 31 anos. É impossível esquecer aquele passe de Baştürk contra o Brasil na estreia da Copa em 2002. O meia deixou o companheiro Hasan Sas livre para abrir o placar no final do 1º tempo. Ainda bem que a nossa seleção conseguiu virar aquele jogo.

É uma pena que um talento desses já tenha pendurado as chuteiras. Até o Petkovic com 37 anos tá jogando! Em homenagem a esse turco bom de bola, camisa 10, aqui está o vídeo com a jogada fenomenal de Baştürk contra o Brasil.



E para encerrar, só quero destacar que esses três jogadores nasceram na Alemanha, e se naturalizaram turcos. Que coincidência não é?

Lembrando que faltam 21 dias para a Copa!